Como Fazer Ventosas Funcionarem Melhor | Grudar em Vidro, Azulejo e Metal



Acompanhe o artigo e aprenda como fazer ventosa funcionar melhor em vidros, azulejos, paredes e outras superfícies sem que caia com o tempo.

As ventosas são uma ótima opção para quem precisa aderir objetos a outros objetos quando um buraco, cola, fixadores e ímãs não são uma alternativa viável.

No entanto, muitas ventosas se soltam quando tentamos manter elas grudadas à uma determinada superfície. Um pouco de limpeza, algumas gotas de água e alguns truques caseiros ajudam a aumentar a aderência da ventosa.

Aprenda como fazer ventosas funcionarem melhor

Limpe bem ambas as superfícies

Em muitos casos, a ventosa não gruda porque ela está suja. Isso geralmente acontece porque a ventosa ou a superfície que ela será fixada não está tão limpa quanto poderia estar.

Solução

Primeiro, limpe o interior da ventosa e a superfície que ela será fixada com um pano limpo e que não solte fiapos para remover as sujidades soltas (poeira e outros detritos).

Para as ventosas se manterem fixadas, limpe a superfície com vinagre branco ou álcool, depois faça o mesmo com o interior da ventosa. Isso remove qualquer gordura que possa evitar uma forte sucção.

Aplique apenas o vinagre ou álcool a uma superfície que não será danificada pelo produto de limpeza, como um vidro, azulejo, cerâmica ou porcelanato. Se você deseja colar a ventosa em uma superfície delicada ou pintada, como uma parede lisa, teste o álcool ou vinagre em uma área discreta primeiro.

Dica caseira para grudar ventosa no vidro do carro

Se você precisa grudar ventosa no vidro do carro do jeito certo e parece que nada funciona, você pode tentar um dica caseira:

  • Limpe bem a ventosa e o vidro do carro com álcool ou vinagre.
  • Espalhe com o dedo uma leve camada de detergente neutro pela borda da ventosa (uma ou duas gotas).
  • Grude no vidro com cuidado para que ela não escorregue para os lados e suje o interior da ventosa.
  • Aguarde alguns minutos e a ventosa grudará com bastante força, criando bastante resistência ao peso.

Embora a dica seja perfeita para o vidro do carro, também deve funcionar muito bem em outras superfícies como azulejos e superfícies de inox.

Utilize um pouco de água para grudar a ventosa

Se você já sabe como uma ventosa funciona, deve saber que um pouco de água ajuda a ventosa a grudar melhor. Às vezes, algumas gotas de água são o suficiente para aumentar o poder de sucção. Um dica para melhorar ainda mais a aderência é aplicar água quente sobre toda a ventosa. Isso ajuda a suavizar a ventosa de silicone ou de plástico, o que a torna mais flexível.

No entanto, para que a dica funcione, você deve remover todo o excesso de água antes de pressionar a ventosa fortemente sobre a superfície desejada.

As pequenas gotículas de água que ficam no interior da ventosa ajuda a vendar a saída de ar, que pode fazer a ventosa se soltar com o tempo.

Sempre escolha uma superfície adequada

Até mesmo as melhores ventosas não funcionam em algumas superfícies porque essas superfícies não são planas o suficiente, fazendo com que seja impossível obter uma boa aderência. Você deve escolher uma superfície limpa, lisa e plana como a que encontramos no vidro do carro, espelho ou em uma superfície lisa de metal.

Acabamentos texturizados, como nos painéis do automóvel, dificultam a realização de uma sucção duradoura. É por isso que superfícies porosas, como objetos plásticos, madeira com ranhuras ou paredes de tijolos não funcionam bem para grudar ventosas.

Truque para grudar a ventosa por mais tempo

Existe um truque simples e eficaz para fazer as ventosas pararem de cair. O truque é molhar a ventosa em água salgada antes de fixar a peça em uma superfície lisa e plana.

Para fazer isso, você só precisa misturar uma colher de sopa de sal em uma pequena tigela com água. Depois de misturar a solução, mergulhe a ventosa em água salgada e depois grude na superfície desejada.

A dica é conveniente porque funciona no banheiro, cozinha, carro e demais locais que você precisa de um encaixe perfeito e seguro.

Dicas para manter a ventosa grudada

Pressione a ventosa contra a superfície de vez em quando para remover o ar que entra com o decorrer do tempo. Além da umidade, mudança de temperatura pode afetar a aderência da ventosa.

Como aumentar a aderência da ventosa?

Para melhorar a aderência da ventosa, você pode aplicar uma fina camada de vaselina em volta da beira interna do aro da ventosa. A dica também ajuda a recuperar ventosas ressecadas com o tempo.

Se você não tem vaselina em casa, também pode passar no aro um pouco de spray de cabelo aerossol. Por ultimo, você também pode substituir a vaselina por um pouco de óleo de cozinha.

Por que as ventosas caem?

As ventosas caem porque fixamos ela em um local áspero ou sujo. Geralmente, isso acontece porque o ar entra gradualmente nela e a pressão não cria força suficiente para mantê-la grudada. Como resultado, a ventosa eventualmente cai. É por isso que é melhor colocá-la em uma superfície lisa e certificar-se de que ambas as superfícies de contato estão limpas.

Deixe a ventosa criar resistência

Depois de anexar a ventosa corretamente, deixe-a descansar por cerca de 24 horas para dar tempo dela criar sucção. Isso significa não colocar nenhum peso extra na ventosa ou no item a quem ela está anexada. Você também deve evitar vapor e de molhar a área.

Conclusão

O princípio básico para que a ventosa funcione bem tem a ver com a capacidade de criar um vácuo para expulsar o ar de dentro da circunferência dela.

Para fazer isso, você precisará limpar bem o local de aderência (pode-se utilizar álcool ou vinagre) e limpar muito bem a ventosa também. Além disso, também será necessário utilizar um pouco de água ao redor de toda a circunferência da ventosa.

A pressão que você utiliza para colocar a ventosa também influencia no sucesso de aderência porque vai expulsar mais ou menos o ar de dentro dela. Um movimento rápido e forte costuma ser a melhor escolha.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone






Tópicos relacionados:


Deixe um Comentário