Como limpar uma gravata
A gravata se tornou algo indispensável e seu uso se espalhou por todo o mundo porque é um acessório de moda que se tornou um símbolo de seriedade e elegância.
A única maneira de manter a gravata limpa é evitar de manchar ou de entrar em contato com as diferentes sujidades que aparecem com o uso constante, o que acaba sendo inevitável.
Existem diferentes tipos de gravata e cada uma possui um método de limpeza diferente. Por isso, deixaremos instruções de como limpar uma gravata de acordo com o tecido ou material de fabricação.
Instruções
Antes de começar, lembre-se de que a lavagem a seco da gravata pode ser o tipo de limpeza ideal porque não mancha, não encolhe o tecido e também danifica menos as fibras. Porém, a limpeza em casa é perfeitamente possível e indicada para quem não pode levar o item até uma lavanderia.
Além disso, nunca coloque a sua gravata em uma máquina de lavar roupas porque os danos causados pelo atrito da máquina podem ser irreparáveis. Teste sempre qualquer detergente ou método de limpeza que você vai usar, na parte de trás da gravata ou em uma área imperceptível, verificando as condições do tecido ou material.
Se deseja mais instruções de como fazer a lavagem da gravata, pode conseguir isso verificando a etiqueta de cuidados a ter durante a limpeza do acessório. Por último, procure sempre usar um pano entre a gravata e o ferro de passar roupas, utilizando sempre um sentido único para que não seja formado pequenos vincos nas bordas.
Gravatas de Seda
Embora não tenhamos dúvida de que a limpeza a seco é o melhor método para a lavação das gravatas de seda, você também pode seguir uma dica simples para tirar manchas das gravatas usando talco, água ou removedor de manchas para roupas coloridas e delicadas. No caso de manchas de algum alimento que ainda não secou, coloque o talco no local afetado e aguarde alguns minutos. Depois, remova o excesso e passe um pano levemente umedecido. Já para manchas impregnadas, adicione uma pequena quantidade do removedor sobre a mancha e, em seguida, esfregue com um pano que não solte fiapos. Remova a umidade com a toalha de papel ou pano limpo e seque depois com um secador de cabelo. Se deseja conferir um passo a passo com diferentes dicas e truques caseiros, pode acompanhar a matéria de como limpar gravatas de seda.
Gravatas de algodão
Para começar, é preciso aprender que o algodão tende a encolher e até pode ser deformado quando lavado com água quente. Por isso, o mais importante é lavar com água morna. Também é preciso lavá-la sozinha e separadamente porque algumas estampas coloridas ou tingidas podem descolorir e manchar outras peças de roupas. Para lavar a gravata de algodão, você pode usar um balde com água e com algumas gotas de detergente neutro, faça movimentos na água até que forme espuma antes de colocar a gravata no balde. Feito isso, esfregar suavemente a gravata com a ajuda de uma escova macia de lavanderia. Quando terminar, enxague até remover toda a espuma e evite torcer para remover o excesso de água.
Gravatas de material sintético
Se você precisa lavar gravatas feitas de fibras como poliéster ou lycra, saiba que elas só precisam ser lavada com um pouco de água morna e sabão para roupas delicadas. Depois, enxagua-se muito bem os itens e já podem ser colocados para secar sem pendurar, deixe secar horizontalmente para que não se deforme. Para passar a gravata, você pode usar o vapor do ferro de passar, colocando um lenço no meio para não brilhar ou queimar o tecido.
Gravatas de lã
Com as gravatas de lã, você só precisará utilizar as mesmas técnicas que você usa para lavar roupas de lã em geral. No entanto, existe uma precaução a ser tomada além das já mencionadas nas instruções e que são indicadas para todos os tipos de gravatas. É preciso evitar de usar água quente de qualquer maneira. Quando terminar, é só enxaguar e deixar secar bem na sombra para que não desbote.