Como limpar policarbonato
Limpar o policarbonato periodicamente, utilizando procedimentos adequados e produtos de limpeza compatíveis pode ajudar a prolongar a durabilidade e aparência renovada das placas de policarbonato.
O policarbonato é uma espécie de plástico constituído à base de resina, é um material sintético semelhante ao acrílico que apresenta bastante durabilidade e transparência.
É um material leve e de alta qualidade ótica para substituir o vidro, é resistente, não trinca com facilidade e pode ser utilizado em áreas internas e externas.
Mesmo apresentado bastante resistência e durabilidade, o policarbonato também necessita de alguns cuidados. A exposição a alguns produtos abrasivos podem causar manchas, riscos e ofuscar a superfície.
Para que a sua característica translucida seja preservada, é necessário fazer a correta manutenção e limpeza do policarbonato. Nesta matéria, veremos como cuidar do policarbonato, aprenderemos a lavar e limpar a superficie corretamente.
Limpando o Policarbonato
Antes de começar a lavar o policarbonato alguns cuidados devem ser tomados a fim de garantir que nenhuma partícula como, areia, poeira, pedra ou partículas estranhas risquem a superfície. Primeiro, remova as sujidades superficiais com água. Molhe as placas ou telhas de policarbonato até remover todo o excesso de sujeira. Para facilitar a limpeza, poderá utilizar uma lavadora de alta pressão.
Utilize um pano de algodão ou uma vassoura tipo bruxa, com cerdas em fio de algodão e um detergente liquido neutro. Para não danificar a superficie, não use escovas, esponjas ou vassouras convencionais. Agora, utilizando um recipiente apropriado, misture detergente neutro com água até que se comece a formar bastante espuma.
Passe a solução de limpeza utilizando o pano ou vassoura de algodão suavemente, procure sempre seguir o mesmo sentido. Se deseja limpar coberturas de policarbonato procure realizar o procedimento no sentido da queda d’água. Durante a lavagem do policarbonato, substitua ou lave o pano ou vassoura com frequência.
Quando terminar, enxágue bem e seque a superficie com um pano macio, vai ajudar a evitar manchas de água e acumulo de sujidades. Não esfregue ou use escovas ou rodos para secar a superficie.
É recomendado limpar o policarbonato regularmente, o tempo pode variar de acordo com a região, um local pode requerer uma maior frequência que em outra. Geralmente, uma limpeza mensal é o suficiente para manter o policarbonato vistoso e em boas condições.
Dicas e informações adicionais
- Durante o processo de instalação o policarbonato deve ser manuseado e, em seguida, devidamente limpo, se inadequadamente instalado, pode ser danificado permanentemente;
- Uma solução suave de detergente neutro e água morna tira a sujeira teimosa facilmente sem prejudicar o policarbonato;
- Não usar materiais abrasivos para remover manchas difíceis, adesivos e etc, poderá tentar usar querosene, pode ajudar a soltar sujidades impregnadas. Quando terminar, lave com água e detergente neutro.
- Se deseja remover respingos de tinta seca, poderá utilizar uma fita adesiva, basta colá-la no local manchado e, em seguida, deslocá-la para frente.
- Se deseja a ajuda de profissionais qualificados, poderá consultar empresas especializadas em limpeza de policarbonato.
- Basicamente, existem três tipos de policarbonato, o compacto, refletiva ou alveolar, cada tipo possui uma característica diferenciada e especificação de aparência, mas todos podem ser limpos seguindo as dicas apresentadas neste artigo.