Como limpar o tanque da caixa acoplada do vaso sanitário
O banheiro pode ser limpo frequentemente, mas alguns locais acabam passando despercebidos. Os vasos sanitários com caixa acoplada são alguns dos locais que quase ninguém se lembra de limpar e eles são utilizados frequentemente, abrindo espaço para acumulação de sujeira.
Além disso, a bacia da caixa acoplada do vaso sanitário pode entupir com o decorrer do tempo, provavelmente devido aos depósitos minerais acumulados que atrapalham a correta vazão de água.
Limpar a caixa acoplada do vaso sanitário não é uma tarefa complicada, há alguns truques que você poderá tentar em casa, usando produtos de limpeza simples e eficientes.
Instruções
Antes de iniciar a manutenção, coloque luvas de limpeza. Agora, despeje vinagre para remover o acumulo de sujidades. Abra a caixa acoplada do sanitário e coloque o vinagre, adicione a maior quantidade possível, certificando-se de que o nível de água não ultrapasse a borda da caixa.
Deixe a solução por alguns minutos. Deixe o vinagre por pelo menos cinco minutos, ajudará a remover a sujeira incrustada e os depósitos minerais que se acumulam ao longo do tempo.
Lave a caixa duas vezes, acionado o mecanismo de liberação de água por duas à três vezes, ideal para ter certeza de remover todo o vinagre utilizado.
É necessário que a bacia da caixa acoplada fique completamente vazia, ou seja, sem água, isso permitirá a limpeza interna. Feche o registro de água do tanque da caixa acoplada. A válvula pode estar do lado ou atrás do vaso sanitário e, em seguida, acione novamente o mecanismo de liberação de água.
Já com a caixa acoplada sem água, utilize um pouco de limpador multiuso para escovar e esfregar o interior do tanque com o auxilio de uma escova macia.
Para acabar com o enchimento lento da caixa acoplada, deverá limpar o sistema de entrada d’água. Já com o registro fechado, desconecte o engate e, em seguida, com a ajuda de um alicate, remova a peneira para retirar toda a sujeira que pode estar obstruindo a passagem de água. Quando terminar, recolocar a peneira e o engate flexível.
Para finalizar, abra o registro e, em seguida, libere a água até que se torne clara novamente.
Dicas e informações adicionais
Durante a limpeza, procure por componentes desgastados ou defeituosos, certifique-se de verificar os itens instalados, como, por exemplo, a boia, o anel de vedação para bacia e a ligação flexível.
Em alguns casos, se a limpeza não funcionar, convém fazer a troca dos reparos da caixa acoplada. Certifique-se de limpar a caixa acoplada do vaso sanitário, pelo menos, duas vezes por ano.