Como limpar tetos e paredes de estuque
Embora o estuque requer pouca manutenção e limpeza, deve ser limpo em intervalos regulares, para manter uma parede ou teto de estuque em condições ideais, é importante fazer a manutenção pelo menos uma vez por ano ou até mais frequentemente.
Um motivo para que o estuque precisa ser limpo anualmente é porque a argamassa é geralmente feita com a adição de materiais porosos como gesso, água e cal, que impregnam a sujeira, mofo e bolor como bastante facilidade.
É possível remover a sujeira impregnada ao limpar o estuque utilizando os produtos corretos, de forma prática e rápida.
Leia também: como fazer a limpeza do gesso.
Como limpar o Estuque
O estuque normal é relativamente fácil de limpar, basta borrifar uma pequena quantidade de água morna na área suja e esfregar com um pano macio, para que a área afetada não precise de uma limpeza mais especializada, a lavagem deve ser feita logo que apareça a sujeira, em alguns casos, para limpar o estuque pode usar um sabão neutro com a ajuda de uma esponja macia, seca-se a superfície imediatamente.
Inspecionar o estado do estuque
Em intervalos regulares, precisamos verificar as condições do estuque. Se o revestimento encontra-se em uma área exposta as intempéries do tempo, será necessário verificar às necessidades de limpeza constantemente. Além disso, procure por rachaduras iniciais ou qualquer acumulação de poeira e detritos que podem ser encontrados em sua superfície. Reparar as paredes onde você encontrar rachaduras, mofo ou manchas iniciais pode ajudá-lo a evitar a necessidade de grandes reparações.
Lavar com uma mangueira de jardim
Lavar as paredes com uma mangueira de jardim é um procedimento fácil e acessível de se fazer na parte externa da casa. Uma mangueira normal e com uma boa pressão de água pode facilmente remover sem danos a maioria da sujeira que você encontrar na superfície.
Já uma lavadora de alta pressão não é recomendada, pode danificar, remover ou comprometer o material. Mesmo assim, se deseja fazer isso, lembre-se de regular a saída de água para que a parede de estuque não seja danifica.
Como alternativa, podemos remover qualquer sujeira usando um balde cheio de água morna, detergente para lavar louça do tipo neutro, e uma escova de lavanderia. No entanto, precisará evitar de esfregar o estuque vigorosamente, já que isso também pode soltar o material ou até danificá-lo.
Quando terminar, enxague bem a parede com água, o procedimento será feito para terminar a limpeza, removerá todo o sabão residual que poderia, de outra maneira, grudar a sujeira, a poeira, e outras partículas adicionais.
Remoção de mofo ou manchas
Se você precisa tirar mofo, bolor ou manchas do estuque, uma solução acessível de 5 partes de água para uma parte agua sanitária aplicada ao estuque com uma espoja macia deve remover a maioria da sujeira.
Se a sujidade é bastante impregnada, deixe de molho por cerca de 5 minutos. Uma vez que a solução tenha removido as marcas do estuque, é necessário enxaguar completamente para não criar marcas amareladas. Além disso, é necessário certo cuidado ao utilizar o produto, pode manchar o revestimento, o ideal é testar em um pequeno local imperceptível primeiro.
Como alternativa, limpar o estuque veneziano ao aplicar a cera específica para estuque com uma estopa macia. Feito isso, pode polir a superfície fazendo movimentos circulares com a ajuda de uma luva de lã. Quando terminar, poderá conseguir obter um brilho único, além de proteger e tornar o material mais lavável.
Pronto! Agora que terminou de acompanhar a matéria, pode se interessar em aprender sobre como limpar as calhas da casa.